Unordered List

Saramago em foco: entrevista com o escritor português Pedro Silva


Pedro Silva nasceu em 1977, em Tomar, Portugal. É autor de vários livros sobre sociedades secretas, dentre eles “História e Mistérios dos Templários”. Nesta entrevista ele fala sobre José Saramago e a importância do escritor para a cultura portuguesa e mundial.



INPR Brasil - O mundo perdeu recentemente uma das mentes mais brilhantes e, ao mesmo tempo, mais polêmicas da literatura portuguesa. Com que palavras você definiria José Saramago?

Pedro Silva - Um escritor fenomenal, um pensador brilhante, um justo Nobel da Literatura.

INPR Brasil - Dada a projeção das obras de Saramago, seria correto compará-lo aos três grandes sonetistas portugueses - Camões, Bocage e Antero de Quental?

Pedro Silva - Para ser sincero, sou algo avesso a comparações. Creio que cada personalidade possui características distintas. Deste modo, acima de tudo, o que convém reter é que é indesmentível a genialidade do escritor José Saramago.

INPR Brasil - Pelo menos no Brasil, Saramago permanece como um dos autores mais respeitados e lidos dos últimos tempos. O escritor brasileiro Paulo Coelho tem recebido o mesmo tratamento por parte dos portugueses?

Pedro Silva - O escritor brasileiro é, sem sombra de dúvida, um dos autores mais lidos em Portugal. A sua legião de fãs, por aqui, é imensa. Obviamente, Paulo Coelho merece o mesmo respeito de Saramago e de todos os grandes escritores, até porque creio que, cada vez mais, o intercâmbio cultural e literário entre Portugal e Brasil será uma realidade.

INPR Brasil - Como morador de Tomar, Portugal, e autor de livros igualmente reconhecidos entre os brasileiros, você mantinha algum tipo de contato com Saramago?

Pedro Silva - Infelizmente, nunca tive a oportunidade de contactar pessoalmente com José Saramago.

INPR Brasil - Dos livros escritos por ele, qual chama mais a sua atenção?

Pedro Silva - Quando estamos a tratar de um escritor genial como Saramago é impossível fazer destrinças entre livros. Todos, à sua maneira, contribuíram para um leitura agradável e, como tal, tratam-se de literatura de grande mérito.

INPR Brasil - A imagem que temos de Saramago é a de um ateu declarado e que vivia em constante choque com a Igreja. No entanto, em uma de suas declarações ele deixou escapar: “Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro…”. O que você pensa sobre isso?

Pedro Silva - Tenho a certeza absoluta que, tal como todas as grandes figuras da Humanidade, José Saramago será ainda mais biografado no futuro. E, com certeza, várias questões obterão a sua resposta. Uma delas será efectivamente sobre se o escritor seria um ateu total ou apenas um brilhante intelectual que dedicou a sua vida a questionar-se sobre os grandes mistérios da vida. O tempo dirá qual a resposta.

INPR Brasil - Como Portugal reagiu ao saber que José Saramago havia falecido?

Pedro Silva - Todo o país sentiu enorme comoção. José Saramago, para além de brilhante escritor, Nobel da Literatura e uma das figuras mais conhecidas pelo mundo afora, era um português e a nação sentiu, naturalmente, a perda de uma mente brilhante. Justamente, obteve as honras de Estado que uma figura intelectual da sua craveira merece. E foi decretado um luto nacional de dois dias.

INPR Brasil - Faça a sua última análise sobre José Saramago

Pedro Silva - O escritor português José Saramago é uma figura inspiradora para os outros autores de língua portuguesa, visto que logrou obter a imortalidade literária que tantos ambicionam.



por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil






0 comentários:

 
Copyright © . INPR - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger