Unordered List

Entrevista com João Rodrigo Weronka, do NAPEC


João Rodrigo Weronka é Bacharel em Ciências Econômicas pela PUCPR, teólogo e fundador do NAPEC (Núcleo Apologético de Pesquisa e Ensino Cristão). Atuando com pesquisas no campo de apologética cristã e religiões comparadas desde 2002, colabora com sites como Irmãos.com e a revista Apologética Cristã. Congrega na Igreja Batista Vida Nova, de São José dos Pinhais – PR, atuando no IVTN – Instituto Vida Nova de Teologia. É casado com Cristiane F. Weronka, com quem tem uma filha. Nesta entrevista, Weronka fala sobre o seu trabalho no NAPEC e assuntos ligados ao ministério.


NPR Brasil - Como você se define?

João Rodrigo Weronka - Falar sobre si sempre é difícil, mas vamos lá! Considero-me uma pessoa simples em tudo. Amo as coisas simples e um jeito simples de vida. Amo a forma simples como o Evangelho é e por isso procuro levar a vida realmente pautada nos ensinos do Senhor. Sou reservado Johnny, e isso às vezes leva as pessoas a acharem que sou mal-humorado, mas quem me conhece sabe que sou “normal” (risos). Não sou positivista-triunfalista, mas sou muito otimista! Deve ser o motivo de eu ser torcedor do Atlético-PR, o melhor time do mundo!

INPR Brasil - Quem é Jesus?

Weronka - Jesus não é um médium, um avatar, um moralista, um banqueiro, um mero profeta, um moralista simplista ou um revolucionário. Jesus é o Unigênito de Deus, o Princípio e o Fim, o Sustentador de todas as coisas, feitas dEle, por Ele e pra Ele. Jesus é Deus filho, o Verbo encarnado, cheio de graça e de verdade. Ele é o que é, e ponto final. Sem Ele nada somos. Não há palavras que possa usar para demonstrar a gratidão que tenho por tamanha salvação.

INPR Brasil - Quando começou o seu interesse por apologética?

Weronka - Ano de 2002. Ainda namorava a Cris [hoje somos casados] e ela, sabendo de minha simpatia por apologética, me presenteou com um livro sobre seitas e heresias, e desde então não parei mais. Assim como a maioria dos que se interessam pela área, comecei os estudos com muita ênfase em heresiologia, mas com o tempo passei mais para área apologética em si e dando ênfase ao estudo sistemático das Escrituras. Hoje meus estudos e pesquisas tratam não apenas de heresiologia em si, mas tenho dado ênfase em apologética geral. Continuo pesquisando e refutando movimentos heréticos que estão à margem do cristianismo, mas também combato problemas internos e me debruço muito na apologética. Trabalhos de nomes como Francis Schaeffer, John Frame, Augustus Nicodemus, John MacArtur, Norman Geisler, Michael Horton, Albert Mohler, Alister McGrath e William Craig me inspiram.

INPR Brasil - Em algum momento você pensou em desistir?

Weronka - Sim, já pensei. Mas na mesma hora o próprio fruto que a apologética gera surgiu. Uma fé bem fundamentada nos impede de voltar atrás. É por isso que sempre repito aos meus alunos: a fé é algo que vai além de meras emoções ou um estado momentâneo. A fé é convicção, e tenho plena convicção daquilo para qual o Mestre me chamou. Ele continua cumprindo Sua perfeita obra em minha vida, e por isso sou muito grato. E antes que me chamem de racionalista, o maior motivador é o próprio Espírito Santo, que nos conduz a andar na Verdade.

INPR Brasil - Até pouco tempo o ministério apologético restringia-se ao eixo São Paulo - Rio, com institutos como o ICP, CACP, AGIR, CPR e INPR. Ao criar o NAPEC, qual era o seu objetivo?

Weronka - Desenvolver uma base apologética na região de Curitiba. O projeto ainda está engatinhando. Ainda é um embrião (risos). A igreja onde congrego – através da pessoa do pastor – tem apoiado o NAPEC e isso por si só é uma grande vitória. Poucos são os que estão na nesta área e tem um real apoio da igreja onde congregam. Em segundo plano, ampliar a rede de ministérios apologéticos. Infelizmente percebemos a desunião entre os apologistas do Brasil, e isso não é nada bom. Às vezes penso que o próprio surgimento de diversas micro - instituições apologéticas é o próprio resultado da falta de interesse dos “medalhões” em abrir o caminho para uma nova geração apologética. Parece que cada um quer defender o seu, abdicando do todo. No momento a grande frente ainda tem sido o próprio site, reunindo artigos, estudos, podcasts relacionados ao tema (www.napec.net).

INPR Brasil - Você pretende se dedicar de forma integral ao ministério?

Weronka - Por enquanto não, embora todos nós tenhamos tal desejo. Sou formado em Economia e atuo na área, ocupando grande parte de meu tempo. Meu sonho é dedicar mais tempo ao ensino. Meu projeto pessoal ainda é lecionar no seminário. Mas vamos com uma coisa por vez.

INPR Brasil - Que religiões estão presentes com maior intensidade na grande Curitiba?

Weronka - Falo daquilo que conheço e vejo. É impressionante o número de salões do Reino das Testemunhas de Jeová espalhados em nossa região. O Paraná em si é uma região onde a Congregação Cristã no Brasil é muito presente e Curitiba é uma das poucas cidades no Brasil com um templo Mórmon. Há um número significativo de instituições ligadas ao espiritismo e ao esoterismo, como, por exemplo, o museu/templo AMORC/Rosacruz. Se não bastasse, somos o berço das Testemunhas de Yehoshua. Mas louvamos a Deus, pois mesmo nessa Babel existe um contingente cristão grande.

INPR Brasil - Um apologista é alguém que defende opiniões pessoais, a instituição religiosa a que pertence ou a Palavra de Deus? Por quê?

Weronka - Sem dúvida a Verdade da Palavra de Deus. Diante da maravilhosa revelação das Escrituras, opiniões pessoais e a instituição perdem o foco não havendo espaço para elas. Nossa missão é defender a fé. Quem leva a vida defendendo apenas convicções pessoais e instituições/denominações está edificado sobre a areia.

INPR Brasil - Você acredita que é possível haver unidade apologética no Brasil? Qual é o caminho?

Weronka - Acredito, pois tenho vivenciado isso. O caminho? Simplicidade, amor, generosidade e desejo de compartilhar. Deus tem colocado pessoas de diversas partes do Brasil (e até de fora) em meu caminho que são maravilhosas e pensam assim. Unidos seremos mais fortes. Isso não é lema sindical, é propósito de Reino de Deus.

INPR Brasil - Últimas considerações

Weronka - Este tempo pós-moderno, visto por muitos como um grande problema [e de fato a mente pós-moderna ultra relativista é um problema a lidar] podemos ter uma solução. A ideia espiritualista New Age busca levar o homem a voltar ao lado transcendente. Isso pode ser uma porta para levarmos aqueles que se interessam pelO espiritual ao Senhor. Espero que os cristãos possam ser mais que nominais em sua fé e se engajar na defesa da Verdade, fazendo isso mais que palavras, mas no dia-a-dia. Não de modo forçado, mecânico, religioso apenas, mas deixando-se ser usado pelo Mestre.

Aos apologistas, que abracem a vocação e se engajem na defesa da fé. São poucos os que se dispõem a esta tarefa. Minha esperança é que os apologistas mais experientes, com mais tempo na labuta, possam abrir caminho nesta trincheira para uma nova geração.

Eis nossa luta!


Johnny Bernardo
do INPR Brasil



Leia também








 
Copyright © . INPR - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger