Unordered List

Brasil em foco: Johnny Bernardo comenta sobre a religiosidade brasileira

Fundador do INPR Brasil e especialista em fenomenologia religiosa, o pesquisador Johnny Bernardo comenta nesta entrevista sobre a religiosidade brasileira e outros temas relacionados.

INPR Brasil - Existem estatísticas sobre o tema? Quantas seitas são contabilizadas no Brasil e como elas estão distribuídas geograficamente?


Johnny Bernardo - Tratando-se de Brasil, não existem dados específicos que revelem o número exato de seitas. Uma das nossas prioridades é, justamente, uma abordagem da história da religiosidade brasileira, o que inclui religiões nativas e estrangeiras em atividade no país. É preciso que se faça tal distinção para que possamos compreender a dinâmica da religiosidade nacional. Qualquer análise da religiosidade brasileira deve passar, obrigatoriamente, pela formação histórica e cultural do povo brasileiro. Somos o resultado do encontro de três raças - ameríndia, negra e branca. Do encontro dessas raças, surgiu o que chamamos por "religiosidade popular", com destaque para as religiões de possessão e o catolicismo popular.

A religiosidade brasileira seria marcada, durante todo o século XX e início do XXI, por seitas de origem norteamericana, orientais e, especialmente, as de origem nipônica. É a partir da adição de tais segmentos religiosos, somados aos grupos de origem brasileira, que a religiosidade nacional ganharia sua atual dimensão. Enquanto no sul as religiões mundiais possuem destaque especial, no sudeste (especialmente a partir de São Paulo) as de origem norteamericana e nipônicas crescem em ritmo acelerado. No nordeste e norte do Brasil a religiosidade popular e espírita são uma de suas marcas. No centro-oeste (especialmente nas regiões de Brasília e Alto Paraíso) o destaque recai sobre as comunidades alternativas inspiradas no movimento hippie.

INPR Brasil - Cite algumas seitas e suas crenças, por favor.

Johnny Bernardo - As Testemunhas de Jeová possuem algo em torno de 700 mil adeptos no Brasil e tem em sua doutrina crenças que fogem à ortodoxia cristã, como a negação da divindade de Cristo, divindade e personalidade do Espirito Santo, a existência do inferno, e a ressurreição dos mortos. Também é conhecida por sua campanha contra a doação de sangue e sua recusa do alistamento militar.

O mormonismo é outra seita de destaque nacional. Em seu cremos encontramos a ideia da existência de três deuses na divindade (triteísmo - doutrina contrária ao defendido pelo Cristianismo Bíblico, que afirma que existe apenas um Deus em três pessoas distintas e coeternas), a ideia de que Deus-Pai viveu na terra como homem e que um dia nós também alcançaremos à divindade, a crença no livro de Mórmon como um "outro testamento de Jesus Cristo". Outras doutrinas e práticas abandonadas pelo Mormonismo, mas que ainda consta de suas literaturas, como a poligamia e a cor negra como maldição imposta por Deus ao homem, são exemplos de que tipo de religião é a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

INPR Brasil - Como são originadas as seitas? Existe alguma relação entre nível socio-econômico do país / região e a criação de seitas?

Johnny Bernardo - Uma seita origina-se a partir de uma cisão interna por motivos diversos, como disputa política e discordância doutrinária. Com o passar do tempo a palavra seita ganhou um tom pejorativo, talvez pela ênfase dada pelo Catolicismo Romano durante o Período da Inquisição. No entanto, nem sempre foi assim. Flávio Josefo e demais escritores da antiguidade usavam a palavra hairesis unicamente com o sentido de "escola", "doutrina" ou "religião". Em termos jurídicos, uma seita é uma comunidade religiosa que não possui caráter jurídico; quando legalizada, deixa de ser seita religiosa e passa a ser reconhecida como religião. Há, certamente, uma relação entre o nível socioeconômico de uma região ou país com o surgimento de grupos sectários. Tal é o caso das seitas que oferecem cura divina e prosperidade. Com maior crescimento entre as camadas mais pobres, tais seitas se aproveitam da debilidade social e nível educacional para recrutar adeptos. Outras atuam nas camadas mais abastadas da sociedade.

INPR Brasil - Existem muitas seitas que se originam nas próprias igrejas evangélicas? Exemplos.

Johnny Bernardo - Certamente. Em recente matéria sobre o assunto, cujo título Onde o Protestantismo errou?, demonstrei que as principais seitas de origem norteamericana surgiram a partir de indivíduos que tinham algum tipo de contato com o Protestantismo. Como exemplo podemos citar as Testemunhas de Jeová, cujo fundador, Charles Taze Russell era de família presbiteriana. Há outros exemplos, como o caso de Joseph Smith (também de família presbiteriana, e cuja mulher, Emma Smith, frequentava a Igreja Metodista desde os sete anos de idade e que, em 1828, teria convencido Joseph a se associar aos metodistas - embora sua permanência no metodismo não tenha ido além de seis meses, segundo alguns pesquisadores), David Berg (ex-pastor da Igreja Discípulos de Cristo e fundador da seita Os Meninos de Deus, hoje chamada de "A Família Internacional"), Mary Baker Eddy (ex-membro da Igreja Congregacional Trintária e fundadora da Ciência Cristã) etc.



 
Copyright © . INPR - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger